segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Panificadora Refinesse

Hoje em dia uma padaria não é mais só uma padaria, ela é minimercado, cafeteria, lanchonete, doceria e sorveteria. Caso contrário ela não sobrevive.
E as inúmeras mudanças de direção, foco, nome e reformas pelas quais passou a Panificadora e Confeitaria Refinesse nos últimos dois anos são atestado disso.
Localizada na esquina da Av. Munhoz da Rocha com a rua dos Funcionários, no Cabral, ela fica logo ao lado de uma Pizza Hut, uma La Casa di Frango, um Subway, um McDonald's , um Madero Burger and Grill, uma pizzaria Famiglia Originale, uma sorveteria Freddo e uma dessas yogurterias da moda - só para citar os nomes conhecidos. Nessa região uma padaria serve apenas para comprar pão, mas para isso as pessoas vão até a já tradicional Confeitaria Requinte.
Para se tornar uma opção a Refinesse teria que se destacar. E eu acho que ela finalmente conseguiu isso.
A primeira vez em que eu comi lá desde a última mudança de nome/foco foi por acaso, precisa comer uma coisa rápida antes de pegar o ônibus.
Pedi um salgado de peito de peru com queijo e devo dizer que foi o melhor salgado que eu havia comido em algum tempo. A sra. Coentro concordou, e ela não costuma gostar de salgados facilmente.
Achei que valia uma nova visita, dessa vez munido de câmera fotográfica, bloquinho e caneta.
Pedi um dogão para mim e a sra. Coentro ficou com uma esfirra de frios.

Dogão e Esfirra de frios (R$3,50 cada)

Infelizmente, apesar de bastante saborosos, nenhum dos dois eram tão bons quanto o de peito de peru. Mas isso sou eu sendo chato por ter achado o recheio do salgado de frios, bom, frio (sim, eu roubei uma mordida, mas em minha defesa roubaram uma mordida do meu também).
O problema do dogão é o fato de ser feito com a salsicha inteira, o que impede que ela absorva o sabor do tempero, algo que poderia ser corrigido simplesmente cortando-a ao meio. Esse é o único problema, porém.
As salsichas, devido ao seu sabor suave e agradável, não parecem ser de nenhuma dessas marcas compradas no supermercado e foi uma surpresa agradável encontrar catupiry entre elas.
Para beber, o atípico calor que fazia em Curitiba me fez substituir o planejado café por uma coca-cola gelada. Eu e a sra. Coentro dividimos uma garrafa de 600ml (R$2,95), mas se você estiver sozinho pode pegar uma garrafinha de vidro de 295ml, muito mais saborosa, por R$1,50.
E de sobremesa, bom, não posso falar sobre sobremesas. Eu não como doces em geral, o que tornaria um pouco complexo para eu comentar sobre eles, mas a sra. Coentro aprovou o chineque (R$1,50).

A foto em que ela aparecia comendo foi censurada, então fiquem com essa
A última mudança de foco promovida pela Refinesse foi tentar especializar-se em quitutes caseiros e artesanais, como eu pude comprovar pelo sabor diferenciado da salsicha. Nas prateleiras, no lugar dos típicos produtos que você encontra em uma padaria estão versões caseiras ou artesanais deles.
Não se limitando a doces, que realmente possuem uma seleção extensa e diversifica, e chegando a incluir cortes especiais de carne.
Isso mesmo, por R$26,90/kg você pode sair de lá com um pedaço de alcatra embalado à vácuo direto da fazenda Cascata, de Toledo - PR. A seção de carne possui vários tipos de cortes, com alguns já temperados e prontos para o churrasco.
Mas como a churrasqueira da minha casa de campo só ficará pronta quando eu ganhar na loteria eu não cheguei a comprar para provar.
Se você estiver no Cabral e procurando por um lanche as opções são inúmeras, agora a Refinesse também é uma delas.
Principalmente se você for um aluno da Faculdade de Artes do Paraná em busca de um salgado e a sua única opção até agora era o nem um pouco saboroso exemplar de R$3,00 da cantina.

3 comentários:

  1. quero mais um. e sobremesa também...

    ResponderExcluir
  2. Quem lê isso até acha que o Leonardo entende de culinária.

    ResponderExcluir
  3. Gente, quero experimentar o salgado de peito de peru com queijo. Comofas?

    ResponderExcluir